ARSP realiza audiência pública dia 26 de Novembro, em Montanha

Convidamos toda população para uma audiência pública no dia 26/11, segunda-feira, no CRAS.

Vamos discutir assuntos importantes para o nosso município! 💡

💦💦💦

Mas quem é a ARSP?

Criada pela Lei Complementar nº 827 de 1º de julho 2016, a Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP) é resultado da fusão da Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi) e da Agência de Serviços Públicos de Energia do Estado do Espírito Santo (Aspe).

Sua finalidade é regular e fiscalizar no Espírito Santo, os serviços de saneamento básico abrangendo abastecimento de água e esgotamento sanitário, pedágios das rodovias, energia elétrica e gás natural.

A Arsp é uma autarquia de regime especial, dotada de personalidade jurídica de direito público e autonomias administrativa, patrimonial, técnica e financeira, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento – Sedes.

Saiba mais sobre o projeto de Lei nº 15

Todo cidadão tem DIREITO a água tratada de qualidade e esgoto tratado para não poluir os rios.

O Plano de Saneamento Básico de Montanha foi construído com o intuito de GARANTIR à toda população montanhense (sede e distritos) acesso ao saneamento básico.

Situação atual do saneamento no município de Montanha:

  • A cidade de Montanha (sede) possui apenas 30% de esgoto tratado.
  • Distrito de São Sebastião não possui tratamento de água e nem de esgoto.
  • Distrito de Vinhático, possui tratamento de água e tratamento de esgoto, entretanto enfrenta dificuldades que podem ser sanadas pelos investimentos que serão realizados e pela atuação da ARSP – Agência Reguladora.

    Prejuízos com a ausência de saneamento:

     

     

  • O saneamento básico é DIREITO de todo cidadão.
  • A ausência de saneamento é uma AMEAÇA REAL a saúde pública, pois

    a má qualidade da água, a ausência de tratamento de esgoto e disposição inadequada de lixo são fatores determinantes para surgimento de doenças, tais como dengue, Chikungunya, diarreia, malária, podendo levar até a morte.

  • O esgoto que não é tratado resulta em consumo de água sem a devida qualidade.
  • O saneamento é primordial para melhoria na educação da população.Benefícios da aprovação do plano municipal de saneamento:
  • A sede Montanha e os respectivos distritos terão 100% de esgoto e água tratada.
  • Garantia de recursos financeiros para realizar melhorias no saneamento.
  • A população terá acesso e participará de TODAS as ações de melhorias planejadas.
  • Economia com gastos na saúde pública e maior investimento na educação, qualidade de vida e etc.

Obras previstas para o município de Montanha:

  • Adequação e melhorias no sistema de abastecimento de água (Montanha, Vinhático e São Sebastião).
  • Implantação de nova Estação Elevatória de Água Bruta – EEAB na barragem TUTU REUTER.
  • Destinar o lodo da ETA de forma adequada (estudo, projeto e obra).
  • Ampliar sistema de esgotamento sanitário para os bairros ainda não atendidos em Montanha e Vinhático.
  • No distrito de São Sebastião implantar o sistema de esgotamento sanitário.

    Foi encaminhado à Câmara de Vereadores o projeto de lei no 15/2018 para apreciação e aprovação com fins de contratar a Cesan para realizar o programa de gestão do saneamento básico do município de Montanha – ES. Além disso, firmar convênio com o Governo do Estado, para construção do sistema de esgotamento sanitário de Montanha.

    A tarifação apenas será autorizada após a conclusão das obras, seguindo as regras da agência reguladora (ARSP) que irá fiscalizar e regular os serviços de saneamento e a instituição de tarifa social.

    A universalização do saneamento básico é um direito e dever de todos, previsto na LEI FEDERAL No 11.445/2007 e a NÃO aprovação do projeto de Lei no 15/2018 trará prejuízos reais aos munícipes.

    NÃO ABRA MÃO DOS SEUS DIREITOS

    MAIORES INFORMAÇÕES: meioambiente@montanha.es.gov.br

Prefeitura de Montanha realiza mutirão de limpeza pública em toda cidade

A Prefeitura de Montanha, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando diariamente mutirões de limpeza pública nas ruas e avenidas nos bairros da área urbana e nas comunidades do interior.

A equipe de limpeza pública está trabalhando noite e dia, incansavelmente, em ações diárias de coleta de lixo, recolhimento de entulhos, aplicação de pesticidas, limpeza das ruas e podas de árvores, quando necessário.

Lembrando que as podas de árvores só podem ser realizadas com autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Durante o mutirão, a prefeitura também está ouvindo os pedidos dos moradores relacionados a iluminação pública, pavimentação e demais obras.

Além do mutirão, a atual administração está promovendo ações para divulgar as rotas e horários da coleta de lixo e solicitando a colaboração da população no que diz respeito ao acúmulo de entulhos nas ruas.

Vale lembrar que o descarte de entulhos só é permitido de segundas a quinta-feiras.

ATENÇÃO
A coleta seletiva do lixo acontece todos os dias a partir das 17h da seguinte forma:

  • Lixo Seco: Terça, Quinta e Sexta
  • Lixo Úmido: Segunda, Quarta e Sábado

Colabore você também para uma cidade mais limpa. Faça a sua parte!

Denuncie lixos e entulhos em locais irregulares!
Basta ligar para a Secretaria de Meio Ambiente: 3754-2268 / 99512-5344

 

Obras da Praça Histórica do Vinhático teve início nesta semana

Teve início na última quarta-feira (03), a obra da “Praça Histórica” do Vinhático, anexa ao Santuário do Imaculado Coração de Maria. Obra está que provém de assinatura de convênio com o Governo do Estado do Espírito Santo, com recursos 100% estadual.

Vinhático ganhará mais uma opção de turismo, um espaço aberto à visitação, para o público de todas as idades.

Governador Paulo Hartung realiza visita técnica nas obras da Barragem em Montanha

Na manhã de hoje (04), a prefeita Iracy Baltar e governador Paulo Hartung visitaram as obras da barragem Tutu Reuter, que faz parte do Programa Estadual de Construção de Barragens. Com capacidade para armazenar 2,4 bilhões de litros de água, a quantidade é suficiente para abastecer toda população da cidade por mais de dois anos caso ocorram períodos de estiagem.

Para a construção da barragem o Governo do Estado está investindo R$ 13,7 milhões.

Na oportunidade, visitaram também as obras do Caminhos do Campo: asfalto que vai ligar Montanha ao Laticínios Damare e a Comunidade São Cristóvão.

Festival Gastronômico da Carne de Sol começa nesta sexta (15) e vai até 04 de Julho

A segunda edição do Festival Gastronômico da Carne de Sol começa nesta sexta, 15/06.

O evento que já faz parte do calendário oficial de Montanha/ES, acontece — de 15 de junho a 04 de julho — em novo formato. A Carne de Sol é prato típico da cidade, conhecido internacionalmente, recebeu recentemente o selo de Indicação Geográfica (IG), fornecido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

Quando se fala em carne de sol, é quase impossível não se lembrar de Montanha. Não é a toa que este município, localizado no extremo norte, quase na divisa com o estado de Minas Gerais, é conhecido como “a terra capixaba da carne de sol”, condição favorecida por possuir um dos maiores rebanhos bovinos do Estado do Espírito Santo.

Durante o festival, a cidade fica em festa, e os finais de semana bastante movimentados. A expectativa é receber muitas pessoas, nos bares e restaurantes, ao longo dos 20 dias de evento. Os estabelecimentos participantes incluirão o prato participante no seu cardápio, dentro de uma faixa de preço promocional. As porções são individuas, para duas, três e até mesmo quatro pessoas.

Uma enorme variedade de pratos, para todos os gostos, promete conquistar a torcida de muita gente: conheça os estabelecimentos participantes, deguste os pratos e convide os amigos para participar conosco do festival mais saboroso do ES.

 

O Festival Gastronômico da Carne de Sol de Montanha tem o apoio da Prefeitura de Montanha e patrocínio da Associação de Produtores de Carne de Sol Vale Do Itaúnas e do Laticínios Damare.

Governo do Estado sanciona lei de incentivo as indústrias de laticínios capixabas

O Governo do Espírito Santo deu um importante estímulo à cadeia produtiva do leite industrializado no Espírito Santo.
Isso porque o governador Paulo Hartung sancionou, no último dia (18), a lei 79/2018-ES que altera, de 12% para 17%, a alíquota de ICMS do leite UHT vindo de outros estados e comercializados no Espírito Santo. A medida visa a fortalecer a indústria local.
 
Essa se tornou uma minha bandeira particular da prefeita Iracy Baltar, em favor da empresa, que mais contribui no desenvolvimento do nosso município: o Laticínios Damare.
 
Hoje a indústria montanhense, emprega mais de 300 pessoas e gera renda para mais de 1500 famílias indiretamente.
 
“Tentei contribuir visitando aos nobres deputados da Assembléia Legislativa, pedindo apoio e explicando a importância deste laticínio para a geração de emprego e renda no município de Montanha”, frisou Iracy.
 
“Quero deixar meu agradecimento especial ao Deputado Estudal Erik Musso, presidente da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, por comprar a nossa briga e votar a favor, juntamente com os demais deputados favoráveis a essa medida tão importante”, reforçou a prefeita.
 
O objetivo do Governo do Estado ao alterar a alíquota é dar mais competitividade e produtividade à indústria local, criando condições para o crescimento do setor no Espírito Santo. A alteração na lei atinge aproximadamente 15 mil produtores em todo Estado.
 
Na última sexta-feira (18), o governador Paulo Hartung recebeu diversas homenagem em sua visita a nossa cidade, para assinatura de repasses importantes para o desenvolvimento de Montanha. São mais de 20 milhões em investimentos do Governo do Estado, em sua maioria para a construção da Barragem Tutu Reuter e o asfalto do programa Caminhos do Campo que ligará Montanha ao Laticínios Damare.
 

Governador Paulo Hartung assina ordem de serviço da Barragem Tutu Reuter em Montanha

“Reservar água para garantir o abastecimento em períodos de estiagem”
 
Com esse objetivo, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), assinou, na tarde desta quinta-feira (17), a ordem de serviço para a construção da Barragem Tutu Reuter, localizada no município de Montanha. O investimento total será de R$ 13,7 milhões. A solenidade aconteceu na Praça Oswaldo Lopes e contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, da prefeita Iracy Baltar, vice prefeito, vereadores e de demais lideranças estaduais e municipais.
 
“Aqui em Montanha estamos dando um passo importante e atendendo a um sonho antigo da comunidade com a construção de uma barragem de grande porte. São quase R$ 14 milhões de investimento em um reservatório que terá capacidade de armazenar 2,4 bilhões de litros de água. Isso vai resolver o problema de abastecimento humano e também da agricultura, que tem uma importância social na geração de emprego, renda e oportunidade. Além disso, tenho certeza de que o local onde será construída a nova barragem vai se transformar em atração turística na região”, afirmou o Governador Paulo Hartung.
 
O reservatório terá capacidade para armazenar 2,4 bilhões de litros de água em 65,78 hectares de área alagada, o equivalente a mais de 65 campos de futebol. O prazo para a conclusão das obras é de 12 meses.
 
O secretário Ideraldo Lima afirmou que a barragem terá capacidade para abastecer toda a cidade de Montanha por aproximadamente dois anos. “O armazenamento de quase 2,5 bilhões de litros de água garante o abastecimento da população e também da agricultura. É segurança hídrica para o Espírito Santo em períodos de estiagem. E investimentos assim só são possíveis porque o Estado está com a contas organizadas”, pontuou.
 
O Programa Estadual de Construção de Barragens tem como objetivo ampliar a reservação de água para futuros períodos de estiagem. Até o final do ano serão investidos R$ 60 milhões para a construção de 60 barragens em todo o Espírito Santo.
 
Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura do Espírito Santo (Seag)
 
📰 Leia mais: https://www.es.gov.br/Noticia/governo-assina-ordem-de-servico-para-construcao-de-barragem-em-montanha
📸 Assessoria de Comunicação (Prefeitura de Montanha)
🎬 Assista na íntegra a transmissão ao vivo do evento: https://goo.gl/Z54Byh

Assinada em Vitória, ordem de serviço garante asfalto de Montanha ao Laticínios Damare e comunidade São Cristóvão

O município de Montanha recebeu uma boa notícia na manhã da última quinta-feira (19). O Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) – assinou a ordem de serviço para a execução das obras de pavimentação da primeira etapa da estrada rural que liga a sede do município até o distrito de São Cristóvão. O trecho possui 5,31 quilômetros de extensão e o investimento será de R$ 3,9 milhões.

Participaram da assinatura o governador Paulo Hartung, o secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, além de lideranças estaduais e do município.

Como de habitual, Paulo Hartung solicitou aos empresários responsáveis pela obra, que priorizem a contratação de mão de obra local. Hartung ressaltou ainda que as obras estão sendo iniciadas com recursos já separados. “Estamos investindo R$ 4 milhões nesta obra e isso é a realização de um sonho. Em poucos dias soltaremos uma autorização para iniciarmos outra obra estruturante que é a barragem”, adiantou.

O secretário Ideraldo Lima afirmou que o trecho faz parte do conjunto de investimentos já em andamento na Seag. “É um trecho importante que vai ajudar no transporte da produção agropecuária da região que tem um laticínio importante, o Laticínios Damare. Os recursos já estão garantidos em caixa. As contas organizadas permitem que o Estado invista na melhoria da vida da população”, destacou.

Caminhos do Campo

O objetivo do Programa Caminhos do Campo é adequar e pavimentar as estradas rurais do Estado, oferecendo às áreas com maior densidade da agricultura familiar uma melhor trafegabilidade para os veículos que realizam o escoamento da produção, redução de custos e perdas de produtos perecíveis, além de facilitar a mobilidade da comunidade, especialmente a rural, e de desenvolver o agroturismo.

Desde o início de 2003, o Programa Caminhos do Campo já pavimentou, em todo o Estado, aproximadamente 1.100 quilômetros de estradas rurais.

Em agosto de  2017 a Deputada Estadual Luzia Toledo, fez uma indicação legislativa ao governado do Estado solicitando prioridade nesta obra: https://goo.gl/924kVn

Vem aí 1º Encontro de Expressões Viva Montanha

Convidamos todos para o 1º Encontro de Expressões Viva Montanha em comemoração ao mês de aniversário da Cidade.

Praça Osvaldo Lopes, Centro. Dias 21 e 22 de abril.

  • Venha participar e Curtir 1º viva Montanha
  • Atividades Esportivas
  • Atividades Culturais
  • Dança Italiana com o grupo Di Ballo Bambini Di Tutti I Colori de Nova Venécia
  • Forró com o grupo Cyza
  • Feira de artesanato
  • Barraquinhas de comida
  • Show com os Amigos

PROGRAMAÇÃO

21 de abril (sábado)

08h Torneio de travinha com os alunos do Projeto de Futebol até 12 anos.

09h Torneio de Futevôlei

15h Vôlei de rua

18h Participação especial com o grupo Di Ballo Bambini Di Tutti I Colori de Nova Venécia com Dança Italiana

Teremos também feira de artesanato, barraquinhas de comida, atividades culturais e show com os amigos.

 

22 de abril (Domingo)

7h – 2º Passeio ciclístico PEDALE MONTANHA, com largada da praça da Biblioteca.

Powered by themekiller.com