Projeto “Homem que é Homem” é lançado em Montanha

Ontem (24), com abertura às 10h00, aconteceu no CRAS o lançamento do projeto “Homem que é Homem”. Lançado em 2015 e idealizado por psicólogos e assistentes sociais da polícia civil, esse projeto foi desenvolvido para prevenir e contribuir para a redução do índice e reincidência de violência contra a mulher, promovendo a prevenção da violência, através da construção de recursos e habilidades não violentas nas relações interpessoais, especialmente com os cônjuges e familiares.

 

O evento contou com a presença de autoridades e funcionários públicos locais, além de membros da sociedade civil. O evento iniciou com a fala da representante da Coordenadoria da Mulher, Dra. Camila Tardin, que em suas palavras colocou como objetivo principal dar continuidade ao Projeto “Montanha com Elas” tentando incluir o agressor no processo de transformação de uma sociedade machista e patriarcal.

 

Em seguida, as autoridades presentes tiveram o momento de fala e expuseram a importância desse projeto ser implantado nos órgãos municipais como forma de quebra do ciclo da violência doméstica. Consecutivamente, a palavra foi passada a cada autoridade presente, Dr. Leonardo Ávila (Delegado de Polícia Civil de Montanha), Dr. Landulpho Lintz (Superintendente de Polícia Regional Noroeste), Dra. Cláudia Dematte (Delegada de Polícia Civil), Dra. Natália Tenório (Delegada de Polícia Civil e Coordenadora da SPEV) e Dra. Michelle Meira (Gerente de Proteção à Mulher).

 

Já ao final da Cerimônia Solene, a Dra. Cláudia Dematte fez a entrega do termo de cooperação para a prefeita de Montanha, Iracy Baltar, que anteriormente havia falado sobre a necessidade em aderir esse projeto no município. “Senti grande necessidade em incluir os homens nas atividades de enfrentamento à violência doméstica e familiar. O programa “Montanha com Elas” não poderia ser “Montanha sem Eles””, comentou a prefeita Iracy.

 

O projeto “Homem que é Homem” estará sendo colocado em prática em Montanha a partir desta data e contará com uma equipe técnica composta por psicólogas e especialistas em atuação contra a violência familiar.

Prefeita Iracy reúne produtores do Centro de Comercialização

Na manhã de hoje (21), a prefeita de Montanha, Iracy Baltar, acompanhada do secretário de Agricultura, Valdeir Corsini, reuniu cerca de 50 produtores rurais cadastrados no Centro de Comercialização.

A reunião abordou os investimentos realizados pela Administração voltados para a agropecuária montanhense, bem como demandas e sugestões para aprimoramento das políticas agrícolas executadas.

“Efetivamente, esta é a gestão que mais investe em agricultura na história de Montanha. Foi um momento muito importante de diálogo com os produtores rurais”, comentou Iracy.

A prefeita lembrou que o Centro de Comercialização foi uma criação do seu primeiro mandato que, em sua iniciativa, busca facilitar e ampliar a venda dos alimentos plantados e colhidos na região.

“Além da barragem Tutu Reuter, que resolverá a questão hídrica de Montanha, realizamos mais de 1.000 atendimentos por mês ao produtor rural com trator e retro; já construímos 34 barragens no interior do município, 67 cisternas, instituímos os tickets Vale-Feira”, destacou Iracy.

Mostrando efetivo apoio aos agricultores, Iracy ainda anunciou a reforma do Mercado Municipal, onde ocorrem as feiras semanais.

O secretário Valdeir, por sua vez, se colocou à inteira disposição dos agricultores. “No que estiver ao meu alcance, como novo secretário farei o que puder para que possamos dar continuidade ao exitoso trabalho que vem sendo desenvolvido por esta gestão”.

A palavra foi franqueada aos produtores, que tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e propor ideias do que ainda pode ser realizado.

“Montanha com Elas” realiza evento sobre empreendedorismo feminino

Durante o dia de ontem (10), o CRAS foi palco do evento “Empreendedorismo como Rompimento do Ciclo da Violência”, mais uma ação do programa municipal “Montanha com Elas”. Na ocasião, o município também realizou a abertura do Outubro Rosa.

O evento, realização da Coordenadoria Municipal da Mulher em parceria com a secretaria municipal de Saúde, trouxe à discussão o rompimento de barreiras na vida profissional de mulheres vítimas da violência doméstica e familiar, mostrando, através de depoimentos e dados científicos, o que pode ser e onde começa a violência dentro lar.

O evento contou com a participação de grande público, composto de autoridades,  funcionários da rede municipal, profissionais das áreas referentes aos temas em debate e, sobretudo, da população.

A prefeita de Montanha, Iracy Baltar, fez a abertura do evento falando sobre a importância do acontecimento e do amparo dado às mulheres montanheses. “O nosso Estado, mesmo tão pequeno, é um dos Estados que mais mata mulheres. Isso precisa mudar. Que essa mudança comece aqui e agora”, comentou Iracy.

A Dra. Hermínia Azoury, Juíza de Direito, falou sobre suas experiências como Coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher do Tribunal de Justiça e sobre sua luta e militância no enfrentamento à violência contra a mulher.

Após uma apresentação cultural, palestra com a Dra. Cláudia Murta, professora de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo e Psicóloga, que se  aprofundou nas feridas e cicatrizes causadas pela violência e alertou como fazer para fugir da impetuosidade familiar e por quê buscar ajuda.

A maior emoção da manhã ficou por conta da Dra. Bruna Capilla Moscoso que, após discorrer sobre a importância do auto cuidado, sintomas e profilaxias do Câncer de Mama, contou sua experiência pessoal ao enfrentar a doença.

Em seguida, a Deputada Janete de Sá, Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa, teve com o público uma conversa descontraída e essencial sobre a problemática da violência na vida da mulher.

Logo mais à tarde, alunos das escolas de Montanha participaram de uma palestra com Inês Veltri sobre os perigos da Violência contra a Mulher e sobre a importância da denúncia no 180.

Durante todo o dia, do lado de fora do evento, na praça anexa,  atendimento às mulheres em situações de violência doméstica no Ônibus Rosa do Tribunal de Justiça do Estado com psicólogos, enfermeiros e advogados.

Feira Agroecológica de Montanha ganha novo local

Todas as quartas-feiras acontece em Montanha a tradicional Feira Agroecológica, que anteriormente acontecia na travessa do Carmo Meira, popularmente conhecida como pracinha do INSS. A partir de hoje (9) a feira passa a ser realizada na Praça Osvaldo Lopes, atrás do Banco do Brasil. Essa roupagem nova ganhou apoio e grande satisfação da população e, principalmente, dos agricultores que tiveram o espaço cedido para a comercialização de seus produtos.

 

“Esta talvez seja uma das melhores ideias que tivemos nos últimos dias, pois o novo local certamente atrairá mais consumidores por sua visibilidade”, comentou a prefeita Iracy Baltar.

A praça tem ambiente arejado, muitas árvores que fornecem sombra e grande movimentação comercial e volume de pessoas. A Feira Agroecológica é uma das formas de abrir canais alternativos de comercialização e ampliação da agricultura orgânica.

Montanha, região de agricultores, tem apoiado, incentivado e aberto as portas para a Agricultura Familiar com seus produtos saudáveis e sem agrotóxicos. “Essa é a gestão que mais investiu em agricultura na história de Montanha. Prova disso são a 33 barragens já construídas pelo interior do município, 67 cisternas, aquisição de maquinário novo, atendimentos diários ao produtor rural com trator e retro, zelo com as estradas vicinais e a instituição do Vale Feira que pagamos ao servidor para compra de produtos da agricultura familiar”, completou Iracy.

 

Eleição para Conselho Tutelar ocorreu neste domingo

Ontem, 6 de Outubro, aconteceu em Montanha e nos demais municípios do país, as eleições para conselheiros tutelares. Toda pessoa maior de 16 anos que possui titulo de eleitor regular, pôde votar.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, com representação em todas as cidades brasileiras, dirigido a zelar pelo cumprimento da legislação que trata de direitos das crianças e dos adolescentes.

Os conselheiros tutelares são representantes da sociedade civil, eleitos a cada quatro anos e remunerados para desempenharem suas funções junto aos Conselhos, no âmbito do que dispõe a Lei Federal 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Em Montanha, a participação dos mais de 2.000 votantes contribuiu para a elegibilidade de cinco conselheiros, a saber, Silônia Monteiro com 403 votos, Eliana de Chinha com 324 votos, Arthur de Zenaide com 187 votos, Regiane Barbosa com 180 votos e Marislene Loiça com 163 votos.

A prefeita de Montanha alertou à importância das eleições para Conselho Tutelar. “O conselho tutelar é fundamental em causas que abordam violência e negligência infantil, além de ser um órgão vital na tutela dos direitos da criança e do adolescente”.

 

Vinhático e São Sebastião recebem Desfile Cívico

Os Distritos de Vinhático e São Sebastião receberam, na última sexta (20), o desfile cívico em alusão à Independência do Brasil. O tradicional Desfile Cívico em sua edição 2019 teve sua abertura no Vinhático às 9h00 e São Sebastião às 15h00 de sexta-feira onde a prefeita de Montanha, Iracy Baltar, declarou abertos os trabalhos dos eventos.

A Fanfarra de São João, banda de Vinhático, foi a primeira banda a se apresentar com as mais diversas canções e hinos em respeito e homenagem ao 7 de setembro vinhaticense. Em seguida, as bandas de Mucurici e de Montanha começaram entoar seus instrumentos dando sequência ao desfilo cívico.

 

Além das bandas, escolas e creches do distrito levaram alegria para a avenida com muita representatividade social e cultural. A ideia civilista do 7 de setembro mostrou de maneira tradicional que Vinhático, São Sebastião e demais comunidades têm seu lugar na sociedade e no atual governo do município.

 

“Eu me encantei com as apresentações, emocionou a todo o público. Um desfile alegre e de muita identidade. Um ato verdadeiramente patriótico e cidadão”, comentou a prefeita Iracy Baltar.

O desfile trouxe em destaque a importância das famílias, dos sentimentos necessários no âmbito familiar, como amor, afeto, gratidão, respeito e harmonia, abordaram assuntos como Agrotóxicos e Setembro Amarelo em alusão ao mês de combate ao suicídio.

Ao término do desfile, Iracy finalizou com agradecimentos aos professores e funcionários que trabalham no distrito e às bandas que abrilhantaram o evento.

Montanha é destaque na Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem (11), Montanha ganhou destaque no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. A deputada estadual Janete de Sá mostrou sua admiração e respeito à Prefeita Iracy Baltar e aos projetos voltados à implementação de políticas públicas para as mulheres no âmbito do município.

Em discurso, a parlamentar destacou a abordagem de peso que esses projetos levam para a região. “É um programa que ela está lançando no município para poder, exatamente, evitar, conscientizar e trabalhar este problema de violência contra as mulheres naquela região”, afirmou a deputada Janete, em alusão ao programa “Montanha com Elas”, promovido pela Coordenadoria Municipal da Mulher.

A deputada, que no último dia 5 de setembro coordenou a roda de conversa no evento “Respeita Elas”, realizado no Teatro de Montanha, franqueou total apoio e força à prefeita Iracy e à sua iniciativa de, nas suas palavras: “empoderar as mulheres montanhenses”.

Montanha criou a Coordenadoria Municipal da Mulher, órgão vinculado ao gabinete da prefeita, que tem por objetivo a implementação de políticas públicas para enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Por ocasião da criação do órgão, foi encaminhado pelo Executivo à Câmara Municipal o projeto “Lei Maria da Penha vai às escolas”, que inclui no curriculum das escolas da rede municipal o ensino da Lei 11.340/06, visando promover, desde cedo, nas escolas, uma cultura de paz.

O Município foi o primeiro do Espírito Santo a assinar o termo de adesão ao programa “Agenda Mulher”, do Governo do Estado, uma iniciativa da vice-governadoria que cria uma rede de proteção e promoção de ações integradas de visibilidade e empoderamento das mulheres, por meio de escuta ativa, com foco no empreendedorismo e geração de renda.

Amanhã (13) ocorre, às 18h no Projeto Vida, um Workshop de Defesa Pessoal para Mulheres, mais uma ação da Coordenadoria Municipal da Mulher.

Desfile Cívico de Montanha é sucesso de público e de crítica

 

O tradicional Desfile Cívico de Montanha, em sua edição 2019, sagrou-se, na opinião de populares, como um dos mais bonitos da história da cidade. Às 8h00 do último sábado (7), a prefeita de Montanha, Iracy Baltar, declarou abertos os trabalhos do Desfile e, em seguida, desfilou acompanhada do neto, Pedro Baltar, na primeira das dez viaturas de Polícia que abriram o ato. Diversos policiais, a pé, marchando simetricamente, antecediam as viaturas.

Em seguida, a Fanfarra de São João, banda de Vinhático, encantou os presentes. Outras cinco bandas de outros municípios, como Serra – ES e Guarapari – ES, abrilhantaram o evento.

Além das bandas, escolas e creches do município coloriram a avenida com muita representatividade regional e cultural. Entidades da sociedade civil como o Lions Clube e a Apae Montanha também participaram, além de diversas secretarias da Administração Municipal. A ideia civilista do 7 de setembro em Montanha, é de rigor tradicional que abrange práticas sociais, valores, defesa das instituições públicas e privadas e deveres para com a Pátria.

“O resultado foi excepcional. Emocionou a todos nós assistir um desfile tão harmônico e alegre. Um ato cívico, cidadão e patriótico”, comentou a secretária de Educação, Norma Lúcia.

O tema do desfile, “O que posso fazer por esta nação?”, trouxe em destaque a importância das famílias, as consequências do uso excessivo das redes sociais e a celebração de sentimentos necessários no âmbito familiar, como amor, afeto, gratidão, respeito e harmonia.

O carro alegórico da Escola Presidente Costa e Silva, com o subtema “Do lixo à arte” trouxe ao desfile uma exposição sobre dinossauros feita com materiais recicláveis; a Escola Bairro Brasília, por sua vez, desfilou com o carro “Master Chef da Leitura”. Os 60 anos da Escola Estadual Dom José Dalvit vieram à avenida e os alunos exibiram incontáveis troféus angariados ao longo dos anos. O Instituto Federal do Espirito Santo – IFES, Campus Montanha, trouxe os cursos ofertados e exibiu o trator agrícola recém-adquirido por emenda parlamentar, além de estudantes fantasiados de apicultores, em alusão ao Curso Técnico em Agropecuária ofertado pela instituição.

“Vi nossas conquistas materializadas no desfile. Vi o Ifes, que lá atrás em meu primeiro mandato trouxemos para Montanha; vi a Escola Viva, outra conquista deste meu segundo mandato; vi a qualidade das produções das nossas escolas da rede municipal; vi o trabalho desenvolvido pelas secretarias municipais; vi nossos projetos de karatê, música, dança; vi Montanha desfilar”, comentou a prefeita Iracy. “Mais do que isso: vi a Montanha que superou a crise, as dívidas e a corrupção. Vi a Montanha dos jovens, a Montanha do amor, a Montanha de todos nós”, concluiu.

O momento mais emocionante chegou com o bloco da Casa dos Projetos, que trouxe uma homenagem póstuma ao jovem Anderson Queiroz, que integrava a equipe como professor de bateria e faleceu recentemente. A prefeita anunciou que encaminhará projeto de lei à Câmara Municipal, a fim de denominar a banda com o nome do rapaz.

Ao término do desfile, acompanhada da família de Anderson e de alunos e professores da Casa dos Projetos, Iracy descerrou a nova placa, em homenagem ao professor.

Montanha cria amanhã (5) Coordenadoria Municipal da Mulher e será o primeiro município do Estado a realizar adesão ao programa “Agenda Mulher”

A Prefeitura de Montanha realiza, na noite de amanhã (5), no Teatro Municipal, o lançamento do programa “Montanha com Elas”.

Na ocasião, a prefeita Iracy Baltar realizará a assinatura da criação da Coordenadoria Municipal da Mulher, órgão vinculado ao Gabinete da Prefeita, que será responsável pela implementação de políticas públicas para as mulheres, ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar e demais pautas relacionadas ao tema.

A prefeita também assinará o envio de um Projeto de Lei à Câmara Municipal denominado “Lei Maria da Penha vai às escolas”, que inclui no curriculum da rede municipal, de forma transversal, o estudo da Lei 11.340/2006, visando, desde cedo, estimular nas escolas a promoção de uma cultura de paz.

Por fim, a expectativa é de que a prefeita assine a adesão ao programa Agenda Mulher, do Governo do Estado, sendo Montanha o primeiro município capixaba a aderir ao projeto, promovido pela vice-governadoria.

O evento, com o tema geral “Respeita Elas” está previsto para começar às 18h30 e contará com a presença da Secretária de Assistência Social de Conceição da Barra, Fernanda Braumer, responsável pelo painel “A construção do ser mulher e a violência de gênero”, e da Secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, que proferirá a palestra “Direitos Humanos das Mulheres”. A programação ainda inclui roda de conversa promovida pelo Coletivo de Mulheres “Portas Abertas”.

“O enfrentamento à violência e a promoção de uma cultura de paz são nossos objetivos. Este trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor”, comentou Iracy.

A secretária Nara Borgo elogiou a iniciativa. “É muito importante à criação desta Coordenadoria, pois todas as mulheres sofrem ou já sofreram algum tipo de violação em determinado momento de suas vidas. Recentemente demos um passo fundamental no Estado com a institucionalização do Plano Estadual de Políticas para Mulheres do Espírito Santo (PEPM/ES), um documento que irá nortear as ações tanto em âmbito estadual quanto municipal”, destacou.

OUTROS EVENTOS

O calendário de eventos da Coordenadoria prevê outros encontros: “Workshop de Defesa Pessoal para Mulheres” (13 de setembro); “Elas empreendem: o empreendedorismo e o rompimento do ciclo de violência” (10 de outubro); “Homem que é Homem” (24 de outubro); “Por que a mulher negra incomoda?” (14 de novembro) e “A invisibilidade da trabalhadora rural” (7 de dezembro).

 

Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais (27) 99870-5238 – Marcos Coutinho.

 

Alunos e professores dos assentamentos visitam gabinete da prefeita

Na manhã de hoje (30), a prefeita de Montanha, Iracy Baltar, recebeu em seu gabinete as crianças, professores e cuidadores das escolas “Paulo Freire”, “Francisco Domingos Ramos”, “Bela Vista” e “Rosangela Leite”, dos assentamentos de Montanha.

A prefeita Iracy Baltar mostrou-se bastante lisonjeada com a visita. “Fico emocionada em poder ter vocês aqui hoje, alegrando minha manhã”, disse Iracy.

Durante a visita, as crianças cantaram um louvor para a prefeita, deixando emocionados os presentes.

O professor Leandro Guimarães, com a palavra, agradeceu a oportunidade. “Todos nós ficamos bastante gratos em poder estar aqui hoje, para que as nossas crianças pudessem conhecer o trabalho da prefeita”, relatou.

A prefeita deferiu o pedido feito pelos professores para promover a exibição de um filme no Teatro Municipal por ocasião da Semana da Criança. Os alunos ainda ouviram rapidamente sobre o funcionamento do gabinete da prefeita, contabilidade, tesouraria, controladoria e demais áreas.

Powered by themekiller.com