No dia 18 de Maio, a Prefeitura Municipal de Montanha juntamente com a Secretaria de Assistência Social, realizou uma ação de conscientização ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, o Faça Bonito. A ação foi realizada em Montanha, Vinhático e São Sebastião.
As flores amarelas, símbolo da campanha, foram espalhadas por toda parte, chamando atenção da população para a importância do tema e do papel de cada um em ajudar na proteção das crianças e adolescentes. Como parte da ação, os carros que passavam pela avenida foram adesivados, além da entrega de informativos e álcool em gel realizada.
Toda essa mobilização é para reforçar a luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A campanha é instituída nacionalmente por lei federal e tem como objetivo principal combater a violência sexual em todo o país.
Segundo a psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social de Montanha, Lívia Àvila dos Santos, alguns sinais de abuso sofrido pela criança, são percebido no comportamento e pode ajudar os pais a identificar algo de errado. “A queda no rendimento escolar, a falta de apetite ou o apetite exagerado. O medo de pessoas do sexo oposto e a mudança repentina de humor”, alerta.
A pena para o estupro de vulnerável é de 8 a 15 anos de reclusão, de acordo com o delegado da polícia civil de Montanha, Leonardo Àvila. “Se o abusador for da família ou alguém que tiver uma autoridade sobre a vítima, a pena passar a ser maior, de 12 a 22 anos de prisão”, explica.
O principal pilar da campanha é garantir a diminuição dos casos, através das denúncias e, assim, garantir que este grupo tenha o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida.
Até o final do mês de Maio, a campanha será reforçada pela Prefeitura de Montanha, para que a sociedade se conscientize sobre sua importância.
Esquecer é permitir, lembrar é combater!
Abrace essa causa!
🌼 Faça Bonito! 🌼
Denuncie: Disque 100 ou 181 (Sigilo absoluto)
ou
• Conselho Tutelar da sua cidade;
• Delegacias especializadas ou comuns;
• Polícia Militar;
• Número 190;
• Crimes na web: https://new.safernet.org.br/denuncie.facabonito.org