Prefeitura de Montanha promove forte ação em Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Abraçando a causa com a responsabilidade em convocar toda a sociedade a encarar de frente a realidade vivida por crianças e adolescentes que sofrem abuso, é que a Prefeitura de Montanha através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove ao longo do mês a ação como uma maneira de conscientizar todos em denunciar atos de abuso.

O comércio, as escolas e as igrejas de Montanha foram abordadas com material didático para inserir toda a sociedade, em especial – os alunos, nesta campanha que precisa cada vez mais de pessoas conscientes sobre o quão é grave a prática do abuso sexual e as suas consequências. “As crianças e os adolescentes precisam de atenção, cuidado e amor. Que seja cada vez mais resgatado os pilares dentro da família para que este tipo de prática seja tratado com seriedade pelos familiares e trazido à tona pela sociedade civil como garantia de proteção. Abraçar esta causa com responsabilidade e atuar fortemente no combate aos abusos contra eles é fundamental e deve ser tratado ao longo do ano com a população. Esse é o compromisso da nossa gestão”, reforça o prefeito André Sampaio.

Na ação deste ano, foi disponibilizado cartazes, panfletos, material gráfico com cunho didático para as escolas e igrejas da região, carro de som pela cidade e, também, abordagem ao público na rua. Toda essa mobilização é para que o tema seja tratado com mais seriedade entre os diversos grupos da sociedade e, mais do que isso, que a ação seja a denúncia. A campanha deste ano foi pensada para atingir todos os públicos e o maior número possível, como explica o secretário de assistência social, Joelson Fernandes. “Neste ano, a campanha teve como foco principal as famílias e as comunidades em geral, com ações concentradas no Vinhático e São Sebastião do Norte – com o grupo de proteção (CREAS, CRAS e Conselho Tutelar). As estatísticas apontam que a grande parte dos casos de violência contra a criança e o adolescente acontece dentro da família”.

Ontem, 17 de maio, a equipe da Assistência Social esteve coordenando a ação para os estudantes das escolas municipais de Vinhático e São Sebastião do Norte, zona rural. Com a participação do Teatro Trupe Paralela de Nova Venécia, os atores adaptaram a história de Chapeuzinho Vermelho para alertar os alunos sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Além da equipe do CRAS e CREAS, no local também estava presente a vice-prefeita, Zezé do Vinhático, o secretário de assistência social, Joelson Fernandes e representantes do Conselho Tutelar de Montanha.

Neste ano, a campanha chega ao 23º ano de mobilização, sendo este dia instituído pela Lei Federal 9.970/00, como uma maneira de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes.​

Locais que já foram realizadas ações:

– Igreja Milagres de Jesus

– ESF 3

– CMEI Bem-te-vi

– CMEI Arco-Íris

– Mercado Municipal do Vinhático para os alunos das escolas públicas

– São Sebastião do Norte, zona rural

Locais que ainda serão realizadas ações:

– Ação interna no IFES

– Na próxima quarta-feira (24), será realizada uma caminhada pelo comércio da cidade.