O processo é uma parceria com a ArcelorMittal e trará mais qualidade ao solo evitando erosão, assoreamento e redução de lama em dias de chuva.
A Prefeitura de Montanha através da Secretaria Municipal de Obras, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Meio Ambiente, iniciaram ontem (30), a aplicação do revestimento de solo Revsol na saída do Vinhático até o assentamento Bela Vista – zona rural, compreendendo 4 km. O material é um coproduto derivado do processo industrial da empresa ArcelorMittal que trabalha em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) e municípios.
Em janeiro deste ano, chegou em Montanha as primeiras cargas do Revsol, um coproduto oriundo da sobra do processo de siderurgia vindo da reutilização dos recursos naturais de rejeitos de minério de ferro. É economicamente viável, pois reduz o uso de novos materiais e muito utilizado em vias urbanas e rurais. Sendo assim, é um material que possui uma vasta aplicabilidade, durabilidade, resistente a chuva e ao sol.
O revestimento do Revsol no solo evita erosão, assoreamento e reduz formações de lama em dias de chuva, oferecendo a comunidade local melhor qualidade no tráfego rural. “Em janeiro deste ano recebemos 80 carretas do produto e com as chuvas tivemos que aguardar para iniciar o trabalho de aplicação. Este produto é consistente e ficará parecendo com uma camada de asfalto o que contribuirá para uma melhor qualidade no tráfego rural, inclusive nos períodos de chuvas”, explicou o prefeito André Sampaio.
O que é o Revsol
É um coproduto obtido através da escória de aciaria, utilizado na fabricação de aço que chega aos municípios por meio de uma parceria entre a empresa metalúrgica ArcelorMittal e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag). É viável economicamente e ecologicamente, pois sua oferta é de baixo custo, visando a durabilidade e sustentabilidade para aplicação nas estradas.