Prefeitura de Montanha fecha contrato com Hospital e Maternidade de São Mateus

Mais conforto e agilidade para as gestantes do município que antes eram atendidas em Colatina.

A partir deste mês o parto das gestantes de Montanha será realizado em São Mateus. A Prefeitura de Montanha através da Secretaria Municipal de Saúde assinou o convênio no valor aproximado deR$ 55 mil com o Hospital e Maternidade de São Mateus Casa Nossa Senhora Aparecida para o atendimento de três meses (outubro, novembro e dezembro), em 2023.

As pacientes serão transferidas para um novo espaço, confortável e com todo aparato necessário para realizar um parto tranquilo e seguro até dezembro deste ano. Em 2024, o convênio será estendido, sendo renovado para a continuação do atendimento e assistência às gestantes.

O local passou por reforma e ampliação e, atualmente, oferece um ambiente mais espaçoso com 10 leitos destinados à Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN), criação de banco de leite e sala para a realização da hemotransfusão. Além desses serviços, na própria maternidade existem dois projetos focados em explicar para a mães como funciona todo o ciclo da vida materna.

Antes, as pacientes eram transferidas para Colatina, noroeste do Estado, que fica aproximadamente 202 Km, cerca de 3h de viagem. Com a mudança, o tempo de viagem encurtou 1h, sendo a distância aproximada de 127 km, em torno de 2 horas de distância de Montanha. Toda essa logística irá proporcionar um ganho de tempo no trajeto, sendo positivo para a paciente e o bebê, sem contar em uma viagem mais confortável.

“Fechar essa parceria com o Hospital e Maternidade de São Mateus Casa Nossa Senhora Aparecida é uma grande conquista para o nosso município. Com a assinatura deste contrato, possibilitamos mais conforto e agilidade para as nossas gestantes, uma vez que serão atendidas em uma maternidade mais perto da nossa cidade. O deslocamento será menos estressante e as pacientes terão todo conforto e assistência que merecem”, explica o prefeito André Sampaio.

Toda moradora de Montanha e distrito estão cobertas por receber atendimento nas Unidades de Saúde do município e, assim, realizar o parto em São Mateus. “A logística para o deslocamento da gestante é acompanhada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde que realiza a triagem com a paciente e com a maternidade, conduzindo a mesma para o parto no local”, pontua o secretário de saúde Edgar Andrade.

Com o convênio as gestantes terão mais assistência, conforme preconiza no próprio contrato, entre eles:

– A equipe da maternidade tem por obrigação oferecer os atendimentos externos de aproximadamente 126 gestantes ao atendimento de urgência e emergência a gestantes de risco habitual, recém-nascido até 30 dias por intercorrências decorrentes ao parto e complicações puerperais até 42 dias pós-parto;

– Realizar os atendimentos internos de aproximadamente 72 horas aos partos, curetagem decorrente à estado gravídico, tratamento clínico de gestante de risco habitual, recém-nascido até 30 dias por intercorrências decorrentes ao parto e complicação puerperais até 42 dias pós-parto.