Outubro Rosa: agentes de saúde de Montanha participam de palestra em comemoração ao movimento

Ao longo do mês, serão reforçadas informações sobre o câncer de mama e colo do útero, com o intuito de promover a conscientização das mulheres

Como abertura do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um encontro, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com os agentes de saúde para reforçar a importância deste movimento. Neste ano, ao longo do mês, será alertado a todas as mulheres sobre a violência familiar e doméstica. O assunto é uma parceria com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo, a fim de promover a conscientização do público feminino.

Na manhã da última segunda-feira (04), as agentes de saúde conheceram a história da médica ginecologista-obstetra, Bruna Capilla, a qual contou a sua história de superação e fez um alerta para que todas as mulheres se cuidem e realizem os exames anualmente. Ao longo de outubro, todas as unidades de saúde do município estarão realizando o papanicolau – exame preventivo feminino e as mamografias. Além disso, serão realizadas palestras com foco na Violência Contra as Mulheres.

Atualmente em Montanha, a Secretaria de Saúde não tem registro de demandas de espera para a realização da mamografia. De janeiro a setembro deste ano, foram realizadas 189 mamografias e 70 ultrassons de mama. Uma quantidade excelente para a cidade e considerada dentro do padrão, levando em consideração a faixa etária estipulada para a realização do exame por habitantes.

A secretária de saúde do município, Viviane Santos reforça que serão divulgados para a população feminina, informações sobre o câncer de mama e colo do útero, com o intuito de promover a conscientização das doenças e uma maneira de proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, fortalecendo as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção. “O diagnóstico precoce e rastreamento da doença contribui para a redução da mortalidade”, pontuou.

Na abertura, estavam presentes a subsecretária de saúde – Franciely Euzébio, a coordenadora do Programa Saúde da Mulher – Tamara Ribeiro, o coordenador da APS – Sidicácio Rocha, representando o Prefeito André Sampio – a secretária de Assistência Social – Erika Sampaio e vereadores.

O que é o Outubro Rosa

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Um movimento mundial, criado no início da década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.