Montanha participa de mais uma edição dos Jogos Escolares 2023 Etapa Municipal

Tendo destaque em quadra, o município pode ser representado na etapa regional, com oito sedes definidas nas modalidades coletivas

Na última semana de abril, os estudantes da rede municipal, estadual e federal de Montanha participaram dos Jogos Escolares Etapa Municipal. As competições foram realizadas no Ginásio de Esportes E.E.E.F.M Dom José Dalvit, com início às 8h, com foco em alunos de idade entre 12 a 17 anos. O cronograma desta edição contemplou do dia 25 a 28 de abril e compreende a rede escolar dos municípios de todo Estado.

Serão três dias de competição entre os alunos, mas por um bom motivo: o incentivo ao esporte entre os jovens. Nesta edição, os estudantes competem nas modalidades Futsal Masculino Infantil, Futsal Masculino Juvenil, Futsal Feminino Juvenil, Handebol Feminino Juvenil, Handebol Masculino Infantil, Handebol Feminino Infantil, Handebol Masculino Juvenil, Voleibol Masculino Juvenil, Corrida de 100 metros rasos, Arremesso de peso e Salto em altura.

Em mais uma edição como município participante dos Jogos Escolares, o secretário de cultura, esporte e turismo, Bê do Sobrado, destaca a importância desse evento para a cidade, bem como para o desenvolvimento dos jovens, uma vez que o esporte possibilita abrir novos horizontes. “Além de contribuir para a qualidade de vida das crianças e jovens do nosso Município, os Jogos Escolares ajudam a promover a inclusão social. A prática esportiva colabora na construção de um mundo melhor. O reflexo positivo atinge não só o estudante em seu ambiente escolar, mas também o estudante enquanto cidadão”, disse.

As escolas participantes de Montanha são CEEFMTI Professor Elpidio Campos de Oliveira, EMEFTI Gabriele Ferreira Romão, Centro de Educação Básica Nossa Senhora Aparecida, EMEFCM Cívico Militar Domingos Martins, EEEFM Padre Manoel da Nóbrega, EEEFM Dom José Dalvit e o Instituto Federal do Espírito Santo – IFES Campus Montanha. Caso os estudantes se destacar na etapa municipal, a cidade será representada na etapa Estadual, que acontecerá de maio a junho. Após esta fase, terá a etapa nacional, que também já tem data definida no mês de julho.

A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) já definiu as oito sedes regionais das modalidades coletivas deste ano dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES). São os municípios de Baixo Guandu, Conceição do Castelo, Guaçuí, Itarana, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, Vargem Alta e Vitória. Essas cidades vão receber as disputas de basquete, futsal, handebol e vôlei, entre 08 de maio e 17 de junho, nas categorias infantil (de 12 a 14 anos) e juvenil (de 15 a 17 anos).

Seguindo a tradição, os campeões da fase regional se enfrentarão nas finais estaduais, que acontecerão no Sesc de Guarapari, nas primeiras duas semanas de julho, entre os dias 03 e 08 para a categoria juvenil; e entre os dias 10 e 15 para a categoria infantil.

Já as disputas nas modalidades individuais serão realizas entre o fim de junho e o início de julho. Serão 15 no total, sendo: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez.

Confira abaixo as datas e os municípios escolhidos para sediar as regionais:

Região I – 08/05 a 13/05 – Conceição do Castelo

Região II –  08/05 a 13/05 – Guaçuí

Região III –  15/05 a 20/05 – Vargem Alta

Região IV –  15/05 a 20/05 – Itarana

Região V –  29/05 a 03/06 – São Gabriel da Palha

Região VI –  29/05 a 03/06 – Ponto Belo

Região VII –  12/06 a 17/06 – Baixo Guandu

Região VIII –  12/06 a 17/06 – Vitória (Sede da Sesport)

Etapas nacional

Os melhores do Espírito Santo seguirão para as etapas nacionais dos Jogos Escolares. Em setembro, em Ribeirão Preto (SP), acontecem os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com estudantes de 15 a 17 anos (juvenil). Em novembro (em sede ainda a definir), serão realizados os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), competição promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com alunos de 12 a 14 anos (infantil).

Fonte: Prefeitura de Montanha e Assessoria de Comunicação da Sesport