Uma comitiva capixaba de empresários, produtores e consultores agrícolas foi a Berlim, na Alemanha, na segunda semana de fevereiro para participar do Fruit Logistica, a maior feira internacional de frutas. Cerca de oito empresários embarcaram no país europeu com a intenção de prospectar novos negócios e se atualizar sobre as novas tendências do agronegócio internacional.
A maioria dos empresários são da região de Montanha, no Espírito Santo. Os produtores envolvidos são oriundos da cadeia produtiva do café, da pimenta-do-reino e do mamão.
Para o proprietário da Apoio Agrícola, Marcos Chaves, o Fruit Logística foi uma experiência de integração entre os produtores e empresários que querem ser cada vez mais produtivos e inovadores na produção agrícola.
“Eu fui em busca de me atualizar com as novas tendências do mercado hortigranjeiro e encontrar novas oportunidades para os clientes e parceiros atendidos pela empresa, bem como estreitar o relacionamento com os integrantes do grupo. Me deparei com os mais modernos equipamentos, maquinários, drones de cargas, robótica e soluções de logística para os agricultores”, explicou.
Atento a este mercado em expansão, Zenildo Pereira Xavier participou em novembro do ano passado da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), em Petrolina, Pernambuco. Este foi o pontapé inicial para conhecer o mercado da fruticultura na União Europeia.
“O Brasil e o Espírito Santo representam uma parcela significativa do agronegócio mundial. Pela primeira vez na história do município de Montanha um grupo de empresários se reuniram com interesses em comum em se aprofundar mais na agricultura de precisão e para novas oportunidades de negócios”, destacou Xavier.
Crédito: @stefany.agronomia