Ação na Praça Osvaldo Lopes marca o encerramento do Setembro Amarelo e a abertura do Outubro Rosa

Com foco na saúde mental e promoção dos cuidados que ajude a prevenir o suicídio, a campanha nacional “Setembro Amarelo” 2023 trouxe como tema central “Se precisar, peça ajuda! ”. Ao longo de todo mês a Prefeitura de Montanha, em conjunto com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu diversos trabalhos com a população sobre o assunto.

Como encerramento da campanha, aconteceu nesta manhã, 28 de setembro, na Praça Osvaldo Lopes, uma ação com exposição de trabalhos direcionados a desenvolver positivamente a saúde mental e chamar atenção do público sobre a seriedade do tema. O Saúde na Praça reuniu estudantes das escolas municipais, o secretariado municipal e a população no geral.

O prefeito André Sampaio esteve presente no evento e frisou a importância da campanha como um assunto de saúde pública, o qual acarreta, infelizmente, milhares de pessoas anualmente. 

Aproveitando o momento, foi dada a largada para a abertura da campanha Outubro Rosa, que foca na prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama. Neste ano, a campanha traz como tema central “Unindo forças pela saúde da Mulher”. O movimento é internacional e promove o compartilhamento de informações para a redução da incidência e mortalidade pela doença.

A apresentação cultural do grupo dos idosos Alegria de Viver, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com o carimbó, uma dança de roda típica do nordeste do Pará, foi um sucesso. O público também conferiu exercícios funcionais e música ao vivo com o cantor Val.

Confira o que rolou nos estandes do Saúde na Praça:

– Biblioteca humana;

– Oficina das Emoções (ESF 6 e CAME);

– Abordagem sobre o tabagismo com o Grupo de Tabagismo (ESF 3);

– Fisioterapia (ESF 5);

– Odontologia (ESF 4 e 7);

– Enfermagem/outubro rosa (ESF 2 e 8);

– Nutricionista (EFS 1);

– Imunização (Daiane Engelhardt);

– Assistência Social – corte de cabelo masculino e feminino;

– Outubro Rosa – orientação do autoexame;

– Saúde da Mulher – orientação e distribuição de preservativos.