Ouvidoria e acesso a informação

O resultado é referente ao primeiro quadrimestre deste ano divulgado neste mês

O município de Montanha conquistou o 1º lugar no ranking dos Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil 2023. O resultado é referente ao primeiro quadrimestre deste ano e foi divulgado no mês de Maio para todas as Secretarias Municipais de Saúde do Estado. Os dados são analisados pelo Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMSES).

Com o resultado, a cidade é considerada a melhor em Atenção Primária em Saúde do Espírito Santo avaliada pelo Ministério da Saúde (MS). Dentro os 78 municípios que compõe o Estado, a “Capital da Amizade” conquistou o pódio neste ano, vindo da 2º, 3º, 6º e 16º posição nos anos anteriores.

O intenso trabalho em planejamento, foco na expansão da equipe médica, melhorias nas Estratégia Saúde da Família (ESF) e atendimento, foram cruciais para atingir o patamar atual. “Acompanhar todo essa evolução na saúde do município é o resultado do intenso trabalho que toda a nossa equipe de saúde está realizando em busca de melhoria, sempre. Ainda temos muito o que evoluir, mas este resultado já demonstra que estamos no caminho certo”, comemora o prefeito André Sampaio.

O Indicador Sintético Final (ISF) mensura os resultados do desempenho municipal com base nos sete indicadores selecionados pelo Previne. Esse indicador é mensurado a cada quatro meses obtendo o repasse financeiro para os quatro meses subsequentes. Atualmente, Montanha apresenta um ISF de 9,7 na pontuação do MS, o que é bastante positivo para a cidade, pois é o ISF que determina o valor do incentivo financeiro para garantir os recursos básicos para a saúde.

Na prática, todas as posições alcançadas resumem um trabalho desempenhado pela equipe de saúde da Prefeitura de Montanha, baseado na contratação de mais médicos e enfermeiro nas ESF´s da cidade, equipe intersetorial para buscas ativas, reuniões periódicas e treinamentos das equipes de saúde. “Ter chegado nesta posição demonstra todo o nosso trabalho ao longo desses anos e o quanto estamos focados em melhoria para oferecer para a população cada vez mais, uma equipe qualificada”, disse o secretário de saúde, Edgar Andrade.

Histórico de Montanha no Previne Brasil – ranking Estadual

Em 2020:

1º quadrimestre – 1º posição

2º quadrimestre – 1º posição

3º quadrimestre – 2º posição

Em 2021:

1º quadrimestre – 16º posição

2º quadrimestre – 6º posição

3º quadrimestre – 6º posição

Em 2022:

1º quadrimestre – 3º posição

2º quadrimestre – 2º posição

3º quadrimestre – 3º posição

Em 2023:

1º quadrimestre – 1º posição

Previne Brasil

O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.

Em especial, temos o pagamento por desempenho que é um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios. Nesse componente, a definição do valor a ser transferido depende dos resultados alcançados no conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária (ESF/APS).

Os atributos da APS são fortalecidos pelo Pagamento por Desempenho do Programa Previne Brasil, o que induz o aprimoramento dos processos de trabalho e a qualificação dos resultados em saúde, além de otimizar aspectos como periodicidade e método da avaliação. Exemplo disso é que, por meio do monitoramento desses indicadores, podem ser avaliados os acessos, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados pelas ESF/APS, fornecendo subsídios para medidas de aprimoramento das ações e dando mais transparência aos investimentos na área da saúde para a sociedade.

Fonte:

Secretaria Municipal de Comunicação e de Saúde da Prefeitura de Montanha

Ministério da Saúde – Sistema de Informação em Saúde para atenção básica (Sisab)