Ouvidoria e acesso a informação

Prefeitura de Montanha realiza a IV Conferência Municipal de Educação

Durante dois dias de evento, profissionais da educação discutiram métodos e melhores soluções para a educação municipal de ensino.

Neste mês foi realizado pela Prefeitura Municipal de Montanha por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) a IV Conferência Municipal de Educação. O evento aconteceu no Projeto Vida, em Montanha, nos dias 24 e 25 de novembro. O corpo docente se reuniu com as autoridades locais e regionais para discutir métodos e melhores soluções para a educação da rede municipal de ensino.

Os assuntos tratados ao longo dos dois de eventos foram divididos por eixos e sub-eixos, tendo autoridades responsáveis no tema comandando a abordagem. No primeiro dia, foi realizada a abertura do evento com a presença do prefeito André Sampaio. Os convidados puderam prestigiar o momento cultural apresentado pelos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico Militar Domingos Martins.

Com foco no tema ”Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com a Educação Brasileira”, o assunto foi ministrado pela Assessora Técnica da SEMECT, Andressa Bonatto. Ao longo do evento, as presidentes dos Conselhos Municipais composto por Cleide Rodrigues e Marcela Pereira tiveram falas e se dividiram por eixo para coordenar os trabalhos.

No segundo dia de conferência, foram tratados temas de três eixos sendo o primeiro deles: “PNE 2024-2034 em avaliação das diretrizes e metas”, comandado pelo secretário municipal de educação, ciência e tecnologia Marcelo Lírio. “O primeiro eixo trouxe uma avaliação do cumprimento das metas dos Planos Nacional e Municipal de Educação. Percebemos que muitas ações precisam ser desenvolvidas até 2024, para alcançarmos os índices esperados”, explicou.

Já o eixo II foi divido em dois sub-eixos, com a temática ‘’Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação’’, tendo como palestrante o professor de português do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Montanha, Renato Aurélio.

Por fim, o eixo III foi estruturado em três sub-eixos tendo como tema principal “Criação do SNE: Avaliação da legislação inerente e do modelo em construção”. A palestrante Andressa Bonatto, assessora técnica da SEMECT, conduziu o assunto com os demais participantes. Ao longo do dia, foi disponibilizado um momento para reflexões dos eixos, antes do início da plenária realizado no período da tarde. A vice-coordenadora do FMPE, Fabiola Oliveira Celes, coordenou as apresentações de cada eixo, sendo escolhidos cinco delegados representantes do município para a Conferência Estadual, com previsão de acontecer em 2022.