Ouvidoria e acesso a informação

Alunos de Montanha se formam em curso do Governo do Estado

Os cursos de corte e costura e confecção de bolsas fazem parte do Programa Qualificar ES

A Prefeitura de Montanha através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Governo do Estado realizaram ontem (23), a formatura dos alunos dos cursos presenciais do Programa Qualificar ES. O evento aconteceu, às 14h, no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Ao todo, 26 alunos receberam o diploma em corte e costura e confecção de bolsas. Para a secretária de assistência social, Érika Francischeto Sampaio, o momento foi especial não só para as formandas, mas para todos que estavam presentes. “Participar da conquista desses alunos e saber que em breve estarão no mercado de trabalho é gratificante”, disse.

Os produtos confeccionados pelos alunos ficaram expostos em um espaço destaque, preparado pela equipe do Cras, para que os familiares pudessem prestigiar o trabalho realizado durante os dois meses e meio de curso.

Com o incentivo do Governo do Estado em parceria com o município, através do Qualificar ES, a população em situação de vulnerabilidade tem a oportunidade de se profissionalizar e entrar no mercado de trabalho. “Investir em programas de incentivo para a formação profissional é oportunizar emprego e fonte de renda na vida do cidadão”, disse o prefeito André Sampaio.

Estavam presentes na formatura, representantes do Governo do Estado, o prefeito André Sampaio, a secretária de assistência Social Erika Francischeto Sampaio e os vereadores do município.

O que é o Programa Qualificar ES

Com o objetivo de promover a qualificação profissional do cidadão capixaba com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (SECTIDES), lançou o Programa Qualificar ES em maio de 2019.

O Qualificar ES é realizado em conjunto com o Programa Estado Presente e atua nos bairros com alta vulnerabilidade social, na redução da criminalidade. Atende, ainda, os cidadãos de todo o Espírito Santo, que desejam se qualificar para o mercado de trabalho oferecendo cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

Dessa forma, o Programa contribui com a qualificação profissional, com foco na prevenção da criminalidade, promoção da autoestima, senso de pertencimento local, melhoria de condições de desenvolvimento dos moradores dos bairros atendidos e possibilidade para sua inserção ao mundo do trabalho.

A meta da Sectides é ofertar 170 mil vagas até o ano de 2022.

Fonte: https://www.qualificar.es.gov.br/