O Município de Montanha decidiu inovar. Em razão da pandemia de Covid-19, que impede a realização presencial de eventos que provoquem aglomerações, a Prefeitura de Montanha decidiu manter a realização do tradicional Festival de Forró e da Carne de Sol que, anualmente, agita a cidade no primeiro final de semana de julho – mas, desta vez, em formato online.

O Festival ocorrerá nos dias 03 e 04 de julho e contará com atrações nacionais que voluntariamente decidiram participar, tais como Gabriel Gava, Cacau com Leite e Carlinhos Rocha.

Também se apresentarão artistas locais, que receberão um cachê simbólico, em forma de auxílio cultural à classe artística local, sobremaneira afetada pela paralisação das festas e eventos, muitas vezes a única fonte de renda que possuíam. O recurso, no entanto, não sairá dos cofres públicos. Empresas da iniciativa privada decidiram apoiar a manutenção do tradicional Festival e arcar com os custos, a exemplo da Laticínios Damare, patrocinadora do evento em todas as edições anteriores.

A Live Show terá início às 19h nos dois dias e será transmitida na página do Festival no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCVklWQZJUIXyLSbRkZqA-lg. Nesta edição, a apresentação será realizada pela digital influencer Rayane Giuriatto e seu esposo, Vitor Alves, agropecuarista de Montanha.

Programação
Na sexta-feira (03), as Chefs Ariela Brasil (participante do quadro “Fecha Conta”, do programa “Mais Você”, da Rede Globo de Televisão), Cirlei Benincá (Embaixadora da Gastronomia Capixaba) e Marly Sena (Campeã do Enchefs 2019) farão ao vivo uma sequência de aulas-show com pratos à base de carne de sol. Também haverá a grande final do Festival Gastronômico, com a escolha do melhor prato concorrente e, por fim, a participação do cantor Gabriel Gava. No sábado (04), artistas locais se revezam no palco, que também receberá Cacau com Leite e Carlinhos Rocha.

História
A tradição da carne de sol chegou com os primeiros habitantes baianos e consiste no retalho de carnes como alcatra, chã de dentro e de fora, maçã de peito, picanha -geralmente partes do gado com gordura- passadas em um sal grosso menos empedrado que o usado em churrasco. Depois de 3 horas no sal, lava-se e pendura-se a carne, que pode ser consumida em diferentes receitas. A produção é realizada artesanalmente há meio século. A maciez e o sabor são explicados pelo relevo plano, que favorece o gado. O forró é o principal ritmo musical da região e sua preferência remonta à inauguração do Mercado Municipal, com a presença de Luiz Gonzaga.

Edições anteriores
O Festival ocorre desde 2017, ano de sua criação. Na primeira edição, com a banda Saia Rodada; em 2018, o poeta popular Dorgival Dantas e, em 2019, as cantoras Eduarda Brasil, vencedora do The Voice Kids e Márcia Fellipe, a fenomenal.

Gastronômico
O Festival Gastronômico ocorre paralelamente ao Festival de Forró e da Carne de Sol. Estabelecimentos culinários inscritos incluem em seus cardápios, no período, um prato com receita original, utilizando como base a carne de sol de Montanha. A população vota nos melhores pratos e as chefs elegem o estabelecimento campeão. Nesta edição, o Festival ocorre em formato 100% digital, em modalidade delivery. No período de 09 a 30 de julho a população pôde desfrutar das delícias produzidas pelos estabelecimentos inscritos.

ANEXO I – ARTISTAS LOCAIS

ANEXO II – PRATOS CONCORRENTES DO FESTIVAL GASTRONÔMICO