O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1…

 

O que você precisa saber e fazer.
Como prevenir o contágio:

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

Evite aglomerações se estiver doente.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Não saia de casa a não ser que seja realmente muito necessário.

Idosos – Não saiam de casa de jeito nenhum.

Não compartilhe objetos pessoais.

 

Se Precisar sair, ao chegar retire os sapatos, lave com água e sabão todas as partes do corpo que ficaram expostas, coloque sua roupa num saco plástico ou imediatamente para lavar e aí sim entre em casa e tome um banho completo, lavando os cabelos.

Desinfete com água sanitária ou álcool tudo que vem de fora da sua casa, o que vc recebe do Supermercado, sua chave, SEU CELULAR, bolsa, carteira, relógio, etc.

FORMAS DE TRANSMISSÃO

A transmissão da doença costuma ocorrer por meio de tosse, saliva, catarro ou espirro, toque ou aperto de mão em pessoas contaminadas, além de contato com objetos e superfícies contaminadas.

PREVENÇÃO

Cuidados com a higiene evitam a transmissão do Coronavírus:
– Lave as mãos usando água e sabão com maior frequência que de costume.
– Use álcool em gel sempre que possível ( quando não puder lavar as mãos).
– Não toque os olhos, a boca e o nariz sem higienizar as mãos.
– Não compartilhe alimentos e utensílios.
– Evite proximidade com pessoas que apresentem sintomas respiratórios.

Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir ou espirrar, cubra sempre a boca com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos. Jogue o lenço no lixo após o uso e higienize as mãos.

QUAIS SÃO SINTOMAS DO CORONAVÍRUS?

Os sinais são, principalmente, respiratórios, sendo os mais importantes:
– febre;
– tosse;
– dificuldade para respirar.

QUEM DEVE FICAR ATENTO?

A pessoa que apresentar febre, sintomas respiratórios e tiver história de viagem para o exterior nos últimos 14 dias. Quem apresentar sintomas respiratórios e teve contato próximo com caso suspeito ou confirmado da doença também é considerada caso suspeito.

Em casos de sintomas leves, semelhantes a um resfriado comum (coriza e espirro) ficar em casa em repouso, com boa alimentação e hidratar-se. Pessoas com sintomas de doenças respiratórias graves com febre, tosse e dificuldade para respirar e estiveram recentemente em viagem para o exterior, ou que tiveram contato indivíduos com sintomas ou confirmação da doença, devem procurar imediatamente um serviço de saúde.

Se você se identifica com a situação acima procure um serviço de saúde usando máscara.

Unidades de Saúde e Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida

As Unidades de Básicas de Saúde do município estarão atendendo os casos de Síndrome gripal leve suspeitos e atendendo ao pacientes com as medidas necessárias, seu funcionamento é de segunda a sexta de 07h00 às 16h00.

O HOSPITAL estará atendendo os casos suspeitos mais graves e atendendo conforme protocolo do Ministério da Saúde, seu funcionamento é de 24 horas por dia, todos os dias da semana.

PUBLICAÇÕES OFICIAIS

RECOMENDAÇÕES PARA PACIENTES E FAMILIARES SOBRE ISOLAMENTO DOMICILIAR DEVIDO A SUSPEITA DE INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) 

  1. Manter o paciente em quarto individual e bem ventilado. Caso não seja possível, manter distância de pelo menos 1 metro do doente.
  2. Limitar o número de cuidadores e não receber visitas.
  3. Limitar a circulação do paciente, verificando se os ambientes compartilhados (ex: cozinha, banheiro) são bem ventilados (manter as janelas abertas).
  4. O paciente e o cuidador devem usar máscara cirúrgica bem ajustada ao rosto quando estiverem no mesmo ambiente e durante a manipulação do paciente. As máscaras não devem ser tocadas ou manuseadas durante o uso, somente trocá-la se ficar molhada ou suja com secreções.
  5. Descartar a máscara cirúrgica imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos com água e sabão ou álcool a 70%.
  6. Ao realizar higiene das mãos com água e sabão, utilizar, preferencialmente, toalhas de papel descartáveis para secar as mãos. Caso não seja possível, usar toalhas de pano e trocar quando ficarem molhadas.
  7. Etiqueta respiratória deve ser praticada por todos da residência: Cobrir a boca e o nariz durante a tosse e espirros ou usar lenços de papel ou cotovelo flexionado, seguido de higiene das mãos.
  8. Descartar os materiais usados para cobrir a boca e o nariz, imediatamente após o uso.
  9. Evitar o contato direto com fluidos corporais, principalmente secreções orais/nasais e fezes, e caso ocorra, higienizar as mãos em seguida.
  10. Luvas, máscaras e outros resíduos gerados pelo paciente durante os cuidados no domicílio devem ser colocadas em lixeira com saco de lixo no quarto da pessoa doente antes do descarte com outros resíduos domésticos.
  11. Não compartilhar escovas de dentes, talheres, pratos, bebidas, alimentos, toalhas ou roupas de cama.
  12. Talheres e pratos devem ser limpos com água e sabão ou detergente comum após o uso e podem ser reutilizados.
  13. Limpar e desinfetar as superfícies frequentemente tocadas, como mesas, cabeceiras de camas e outros móveis do quarto do paciente, diariamente com desinfetante doméstico comum.
  14. Limpar e desinfetar as superfícies do banheiro pelo menos uma vez ao dia com desinfetante doméstico comum.
  15. Roupas limpas e sujas, roupas de cama, toalhas de banho e de mão do paciente devem ser lavadas com água e sabão comum. Evitar agitar a roupa suja. Não há necessidade de lavar estes itens separadamente.
  16. Realizar higiene das mãos imediatamente após limpar ou manusear roupas ou superfícies com fluidos corporais.
  17. Os pacientes devem permanecer em casa até a resolução completa dos sintomas (em média 07 dias após o início do quadro) ou até que se tenha resultado dos exames, descartando ou confirmando o caso.
  18. Considerando as evidências limitadas de transmissão pessoa a pessoa, indivíduos que podem ter sido expostos a casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (incluindo cuidadores e trabalhadores de saúde) devem monitorar sua saúde por 14 dias, a partir do último dia do possível contato, e procurar atendimento médico imediatamente se desenvolver quaisquer sintomas, particularmente, febre, tosse, coriza ou outros sintomas respiratórios.
  19. Não há indicação de isolamento para pessoas assintomáticas egressas de locais com transmissão sustentada e para contatos de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus.
  20. Contatos sintomáticos devem procurar o serviço de saúde, informando sobre o seu contato com o caso suspeito ou confirmado e durante o transporte até a unidade de saúde usar máscara cirúrgica o tempo todo. Evitar utilizar transporte público, utilizando veículo privado com boa ventilação.

OUVIDORIA

Em caso de sugestões, recomendações, denúncias e outros, acesse a Vigilância municipal por meio do telefone (27) 98157-0458.

TELEFONES DE CONTATO:

Vigilância Epidemiológica: (27) 98157-0458

Secretaria Municipal de Saúde: (27) 3754-1972 / 7h às 16h

Hospital: (27) 3754-1215

Unidade de Saúde ESF I/Cipreste: (27) 99872-8591

Unidade de Saúde ESF II/Vinhático: (27) 98157-1456/(27) 99867-1630

Unidade de Saúde ESF III/Centro: (27) 99580-6830

Unidade de Saúde ESF IV/Saúde na Hora: (27) 99527-4751

Unidade de Saúde ESF V/São Sebastião: (27) 98157-1447/(27) 99908-7591

Unidade de Saúde ESF VI/Saúde na Hora: (27) 99574-7790

Unidade Sanitária: (27) 99731-8231

 

Obs.:Em caso de sintomas ligue para um estabelecimento de saúde para maiores informações.

Ainda não existem comentários.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios (*).

Powered by themekiller.com