Durante o dia de ontem (10), o CRAS foi palco do evento “Empreendedorismo como Rompimento do Ciclo da Violência”, mais uma ação do programa municipal “Montanha com Elas”. Na ocasião, o município também realizou a abertura do Outubro Rosa.

O evento, realização da Coordenadoria Municipal da Mulher em parceria com a secretaria municipal de Saúde, trouxe à discussão o rompimento de barreiras na vida profissional de mulheres vítimas da violência doméstica e familiar, mostrando, através de depoimentos e dados científicos, o que pode ser e onde começa a violência dentro lar.

O evento contou com a participação de grande público, composto de autoridades,  funcionários da rede municipal, profissionais das áreas referentes aos temas em debate e, sobretudo, da população.

A prefeita de Montanha, Iracy Baltar, fez a abertura do evento falando sobre a importância do acontecimento e do amparo dado às mulheres montanheses. “O nosso Estado, mesmo tão pequeno, é um dos Estados que mais mata mulheres. Isso precisa mudar. Que essa mudança comece aqui e agora”, comentou Iracy.

A Dra. Hermínia Azoury, Juíza de Direito, falou sobre suas experiências como Coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher do Tribunal de Justiça e sobre sua luta e militância no enfrentamento à violência contra a mulher.

Após uma apresentação cultural, palestra com a Dra. Cláudia Murta, professora de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo e Psicóloga, que se  aprofundou nas feridas e cicatrizes causadas pela violência e alertou como fazer para fugir da impetuosidade familiar e por quê buscar ajuda.

A maior emoção da manhã ficou por conta da Dra. Bruna Capilla Moscoso que, após discorrer sobre a importância do auto cuidado, sintomas e profilaxias do Câncer de Mama, contou sua experiência pessoal ao enfrentar a doença.

Em seguida, a Deputada Janete de Sá, Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa, teve com o público uma conversa descontraída e essencial sobre a problemática da violência na vida da mulher.

Logo mais à tarde, alunos das escolas de Montanha participaram de uma palestra com Inês Veltri sobre os perigos da Violência contra a Mulher e sobre a importância da denúncia no 180.

Durante todo o dia, do lado de fora do evento, na praça anexa,  atendimento às mulheres em situações de violência doméstica no Ônibus Rosa do Tribunal de Justiça do Estado com psicólogos, enfermeiros e advogados.