Na manhã de ontem (11), Montanha ganhou destaque no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. A deputada estadual Janete de Sá mostrou sua admiração e respeito à Prefeita Iracy Baltar e aos projetos voltados à implementação de políticas públicas para as mulheres no âmbito do município.

Em discurso, a parlamentar destacou a abordagem de peso que esses projetos levam para a região. “É um programa que ela está lançando no município para poder, exatamente, evitar, conscientizar e trabalhar este problema de violência contra as mulheres naquela região”, afirmou a deputada Janete, em alusão ao programa “Montanha com Elas”, promovido pela Coordenadoria Municipal da Mulher.

A deputada, que no último dia 5 de setembro coordenou a roda de conversa no evento “Respeita Elas”, realizado no Teatro de Montanha, franqueou total apoio e força à prefeita Iracy e à sua iniciativa de, nas suas palavras: “empoderar as mulheres montanhenses”.

Montanha criou a Coordenadoria Municipal da Mulher, órgão vinculado ao gabinete da prefeita, que tem por objetivo a implementação de políticas públicas para enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Por ocasião da criação do órgão, foi encaminhado pelo Executivo à Câmara Municipal o projeto “Lei Maria da Penha vai às escolas”, que inclui no curriculum das escolas da rede municipal o ensino da Lei 11.340/06, visando promover, desde cedo, nas escolas, uma cultura de paz.

O Município foi o primeiro do Espírito Santo a assinar o termo de adesão ao programa “Agenda Mulher”, do Governo do Estado, uma iniciativa da vice-governadoria que cria uma rede de proteção e promoção de ações integradas de visibilidade e empoderamento das mulheres, por meio de escuta ativa, com foco no empreendedorismo e geração de renda.

Amanhã (13) ocorre, às 18h no Projeto Vida, um Workshop de Defesa Pessoal para Mulheres, mais uma ação da Coordenadoria Municipal da Mulher.