O tradicional Desfile Cívico de Montanha, em sua edição 2019, sagrou-se, na opinião de populares, como um dos mais bonitos da história da cidade. Às 8h00 do último sábado (7), a prefeita de Montanha, Iracy Baltar, declarou abertos os trabalhos do Desfile e, em seguida, desfilou acompanhada do neto, Pedro Baltar, na primeira das dez viaturas de Polícia que abriram o ato. Diversos policiais, a pé, marchando simetricamente, antecediam as viaturas.

Em seguida, a Fanfarra de São João, banda de Vinhático, encantou os presentes. Outras cinco bandas de outros municípios, como Serra – ES e Guarapari – ES, abrilhantaram o evento.

Além das bandas, escolas e creches do município coloriram a avenida com muita representatividade regional e cultural. Entidades da sociedade civil como o Lions Clube e a Apae Montanha também participaram, além de diversas secretarias da Administração Municipal. A ideia civilista do 7 de setembro em Montanha, é de rigor tradicional que abrange práticas sociais, valores, defesa das instituições públicas e privadas e deveres para com a Pátria.

“O resultado foi excepcional. Emocionou a todos nós assistir um desfile tão harmônico e alegre. Um ato cívico, cidadão e patriótico”, comentou a secretária de Educação, Norma Lúcia.

O tema do desfile, “O que posso fazer por esta nação?”, trouxe em destaque a importância das famílias, as consequências do uso excessivo das redes sociais e a celebração de sentimentos necessários no âmbito familiar, como amor, afeto, gratidão, respeito e harmonia.

O carro alegórico da Escola Presidente Costa e Silva, com o subtema “Do lixo à arte” trouxe ao desfile uma exposição sobre dinossauros feita com materiais recicláveis; a Escola Bairro Brasília, por sua vez, desfilou com o carro “Master Chef da Leitura”. Os 60 anos da Escola Estadual Dom José Dalvit vieram à avenida e os alunos exibiram incontáveis troféus angariados ao longo dos anos. O Instituto Federal do Espirito Santo – IFES, Campus Montanha, trouxe os cursos ofertados e exibiu o trator agrícola recém-adquirido por emenda parlamentar, além de estudantes fantasiados de apicultores, em alusão ao Curso Técnico em Agropecuária ofertado pela instituição.

“Vi nossas conquistas materializadas no desfile. Vi o Ifes, que lá atrás em meu primeiro mandato trouxemos para Montanha; vi a Escola Viva, outra conquista deste meu segundo mandato; vi a qualidade das produções das nossas escolas da rede municipal; vi o trabalho desenvolvido pelas secretarias municipais; vi nossos projetos de karatê, música, dança; vi Montanha desfilar”, comentou a prefeita Iracy. “Mais do que isso: vi a Montanha que superou a crise, as dívidas e a corrupção. Vi a Montanha dos jovens, a Montanha do amor, a Montanha de todos nós”, concluiu.

O momento mais emocionante chegou com o bloco da Casa dos Projetos, que trouxe uma homenagem póstuma ao jovem Anderson Queiroz, que integrava a equipe como professor de bateria e faleceu recentemente. A prefeita anunciou que encaminhará projeto de lei à Câmara Municipal, a fim de denominar a banda com o nome do rapaz.

Ao término do desfile, acompanhada da família de Anderson e de alunos e professores da Casa dos Projetos, Iracy descerrou a nova placa, em homenagem ao professor.