A Prefeitura de Montanha realiza, na noite de amanhã (5), no Teatro Municipal, o lançamento do programa “Montanha com Elas”.

Na ocasião, a prefeita Iracy Baltar realizará a assinatura da criação da Coordenadoria Municipal da Mulher, órgão vinculado ao Gabinete da Prefeita, que será responsável pela implementação de políticas públicas para as mulheres, ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar e demais pautas relacionadas ao tema.

A prefeita também assinará o envio de um Projeto de Lei à Câmara Municipal denominado “Lei Maria da Penha vai às escolas”, que inclui no curriculum da rede municipal, de forma transversal, o estudo da Lei 11.340/2006, visando, desde cedo, estimular nas escolas a promoção de uma cultura de paz.

Por fim, a expectativa é de que a prefeita assine a adesão ao programa Agenda Mulher, do Governo do Estado, sendo Montanha o primeiro município capixaba a aderir ao projeto, promovido pela vice-governadoria.

O evento, com o tema geral “Respeita Elas” está previsto para começar às 18h30 e contará com a presença da Secretária de Assistência Social de Conceição da Barra, Fernanda Braumer, responsável pelo painel “A construção do ser mulher e a violência de gênero”, e da Secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, que proferirá a palestra “Direitos Humanos das Mulheres”. A programação ainda inclui roda de conversa promovida pelo Coletivo de Mulheres “Portas Abertas”.

“O enfrentamento à violência e a promoção de uma cultura de paz são nossos objetivos. Este trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor”, comentou Iracy.

A secretária Nara Borgo elogiou a iniciativa. “É muito importante à criação desta Coordenadoria, pois todas as mulheres sofrem ou já sofreram algum tipo de violação em determinado momento de suas vidas. Recentemente demos um passo fundamental no Estado com a institucionalização do Plano Estadual de Políticas para Mulheres do Espírito Santo (PEPM/ES), um documento que irá nortear as ações tanto em âmbito estadual quanto municipal”, destacou.

OUTROS EVENTOS

O calendário de eventos da Coordenadoria prevê outros encontros: “Workshop de Defesa Pessoal para Mulheres” (13 de setembro); “Elas empreendem: o empreendedorismo e o rompimento do ciclo de violência” (10 de outubro); “Homem que é Homem” (24 de outubro); “Por que a mulher negra incomoda?” (14 de novembro) e “A invisibilidade da trabalhadora rural” (7 de dezembro).

Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais (27) 99870-5238 – Marcos Coutinho.