“Reservar água para garantir o abastecimento em períodos de estiagem”

Com esse objetivo, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), assinou, na tarde desta quinta-feira (17), a ordem de serviço para a construção da Barragem Tutu Reuter, localizada no município de Montanha. O investimento total será de R$ 13,7 milhões. A solenidade aconteceu na Praça Oswaldo Lopes e contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, da prefeita Iracy Baltar, vice prefeito, vereadores e de demais lideranças estaduais e municipais.

“Aqui em Montanha estamos dando um passo importante e atendendo a um sonho antigo da comunidade com a construção de uma barragem de grande porte. São quase R$ 14 milhões de investimento em um reservatório que terá capacidade de armazenar 2,4 bilhões de litros de água. Isso vai resolver o problema de abastecimento humano e também da agricultura, que tem uma importância social na geração de emprego, renda e oportunidade. Além disso, tenho certeza de que o local onde será construída a nova barragem vai se transformar em atração turística na região”, afirmou o Governador Paulo Hartung.

O reservatório terá capacidade para armazenar 2,4 bilhões de litros de água em 65,78 hectares de área alagada, o equivalente a mais de 65 campos de futebol. O prazo para a conclusão das obras é de 12 meses.

O secretário Ideraldo Lima afirmou que a barragem terá capacidade para abastecer toda a cidade de Montanha por aproximadamente dois anos. “O armazenamento de quase 2,5 bilhões de litros de água garante o abastecimento da população e também da agricultura. É segurança hídrica para o Espírito Santo em períodos de estiagem. E investimentos assim só são possíveis porque o Estado está com a contas organizadas”, pontuou.

O Programa Estadual de Construção de Barragens tem como objetivo ampliar a reservação de água para futuros períodos de estiagem. Até o final do ano serão investidos R$ 60 milhões para a construção de 60 barragens em todo o Espírito Santo.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura do Espírito Santo (Seag)

📰 Leia mais: https://www.es.gov.br/Noticia/governo-assina-ordem-de-servico-para-construcao-de-barragem-em-montanha
📸 Assessoria de Comunicação (Prefeitura de Montanha)
🎬 Assista na íntegra a transmissão ao vivo do evento: https://goo.gl/Z54Byh