A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) de Espírito Santo, em conjunto com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), realizou na última quinta-feira, 7 de dezembro, a premiação da 17ª edição do Prêmio Ecologia e o lançamento do Plano Estadual de Educação Ambiental.

O evento, realizado no Palácio Anchieta, foi prestigiado pelo governador Paulo Hartung, que no início da cerimônia, assinou o decreto que cria o Programa Estadual de Educação Ambiental. O município de Montanha (ES), foi premiado na categoria Município Sustentável com o primeiro lugar.

Para a diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho, a educação ambiental possui um papel transformador na sociedade e colabora com a adoção de posturas coletivas e cidadãs.

Prêmio Ecologia

Outro destaque da solenidade foi a premiação da 17 ª edição do Prêmio Ecologia, que é realizado em parceria com a Rede Vitória. O tema deste ano, Soluções e Inovações Ambientais, propiciou uma reformulação na concepção do prêmio que passou a ter um caráter mais técnico e voltado a projetos e pesquisas.

“O Prêmio Ecologia acompanhou as mudanças mais estruturantes da política ambiental do nosso Estado. Tivemos muitos avanços na área ambiental, que foram alcançados pelo zelo desta Administração, que está sempre em sintonia com a sociedade. O que vivemos aqui é o resultado de uma gestão responsável que administra bem as suas contas para cuidar das pessoas, e do meio ambiente também”, concluiu o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira.

Quatorze projetos foram premiados, distribuídos em sete categorias: pesquisa (pós-graduação e graduação); educacional (ensino fundamental e ensino médio); experiência de sucesso (rural e urbano) e municípios sustentáveis.