SEMANA DO BEBÊ DE MONTANHA

“Todos Juntos pela Primeira infância”

23 A 27 DE OUTUBRO DE 2017 – PROGRAMAÇÃO

23 de outubro – Segunda-Feira a partir das 9h

ESF I – Inauguração do Cantinho da Amamentação com Café da Mamãe Suporte e apoio às mães, proporcionando um ambiente tranquilo e confortável para aquelas que desejarem;

ESF II – Exposição de vídeos educativos sobre amamentação. Conscientização da alimentação saudável durante a gestação e o aleitamento materno;

ESF III – Preparação de mural alusivo ao tema com fotos de ações anteriores sobre incentivo à amamentação na UBS.

ESF IV – Inauguração do cantinho da amamentação com orientação sobra amamentação, pega correta, posicionamento, dentre outros.

ESF V – Mural Expositivo sobre amamentação e orientações na sala de espera sobre higiene bucal.

ESF VI – Palestra sobre prevenção das violências e acidentes para os pais e/ou cuidadores

24 de outubro – Terça-Feira a partir das 9h

ESF VI – Oficina: Alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de 2 anos, para profissionais de saúde de nível superior, médio, Agentes Comunitários de Saúde, da rede municipal de saúde e parceiros institucionais.

ESF V – Abordagem sobre amamentação nas ações educativas com beneficiários do Programa Bolsa Família no mês de SETEMBRO/OUTUBRO

ESFIV – Palestra sobre Aleitamento Materno para gestantes e lactantes no auditório da unidade de saúde. Confecção de painel de entrada da UBS com fotos de mulheres amamentando.

ESFIII – Contação de estórias para as crianças – manhã. Nutricionista apresenta alimentação saudável para as crianças através de paródia –

ESFI – Ação em parceria com o CRAS. Grupo de Mães Fortalecendo a Maternidade. Aleitamento materno e alimentação complementar saudável e Ginástica com o bebê (SHANTALA- MASSAGEM): atividades físicas que podem ser realizadas junto com o bebê.

ESFII – Roda de conversa com as gestantes: Tema – O bebê está chegando, e agora?

25 de outubro – Quarta-Feira a partir das 9h

ESF I – Palestra com o tema Aleitamento Materno e os Cuidados com o Bebê.

ESF II – Palestra: Fortalecendo Vínculos e prevenindo a violência – manhã

ESF III – Cine Família – Momento de integração com as famílias e os profissionais  com exibição do filme “O que esperar quando se está esperando”. Pipoca e suco natural.

ESF IV – Roda de Conversa com as gestantes sobre Aleitamento Materno e exibição de vídeo no auditório da unidade.

ESF V – Encontro com nutrizes. Roda de conversa: aleitamento materno, afeto, autoestima.

ESF VI – Desenvolvimento integral na primeira infância. “Estimulação na primeira infância” – Jogos infantis –

26 de outubro – Quinta-Feira a partir das 9h

ESF I – Saúde Bucal: “Fada do dente dá dicas de cuidados para

ESF II – Alimentação e Nutrição: Alimentação saudável na primeira infância

ESF III – Saúde bucal: ter dentes fortes e saudáveis” – Distribuição de Kits de saúde bucal

ESF IV – Saúde Escolar: “De olho no piolho” – Oficina de Shampoo

ESF V – Saúde do Homem: “Pai Seja Bem Vindo ao Pré-natal”

ESF VI – Saúde da Mulher: A saúde do bebê começa no Pré-natal.

27 de outubro – Encerramento Oficial da Semana do Bebê de Montanha

Ação: “Criança na Praça”

Local: Praça Osvaldo Lopes

Público Alvo: Mãe e crianças para caminhada

• Apresentação Musical (Processo Coral) – 9h30
  •  Abertura do Evento “Criança na Praça”
  • Apresentações culturais a partir das 10h
  • Apresentação Coral Serenata
  • Ações Educativas: Tendas da Saúde
  • Orientações sobre a saúde infantil e saúde bucal.
  • Oficina de Música – “Quem não Canta Dança”
  • Teatro de fantoches com os temas “A Saúde Vocal para as Crianças e a Importância da Mastigação”
  • APAE: Apresentando o Programa de Atenção ao Desenvolvimento Infantil – “Brincando na cama elástica”