Cinco regiões do Espírito Santo vão contar com um novo modelo de atendimento à saúde. A proposta é evitar o deslocamento dos pacientes do interior para a Grande Vitória. A primeira unidade foi implantada no município de Nova Venécia, no noroeste do Estado. Mais de R$ 5 milhões foram investidos para a implantação desta primeira rede.

Cerca de 51 mil moradores da região e de mais 13 cidades no entorno, incluindo Montanha, passam a contar com a Rede Cuidar. A proposta é de reorganizar todo o sistema de saúde pública do Espírito Santo, evitando o deslocamento de pacientes do interior para a Grande Vitória, centralizando todos os procedimentos médicos numa região e em um só espaço.

Estão previstas as implantações de mais quatro unidades do novo sistema em outras regiões do Estado. Cada uma vai funcionar numa cidade e também vão atender cidades vizinhas. Os próximos locais a receberem a unidade são Santa Teresa, Linhares, Guaçui e Domingos Martins.

A inauguração em Nova Venécia aconteceu na manhã da última sexta-feira (15), e contou com a presença da população, de médicos e autoridades das esferas municipal e estadual, incluindo a prefeita Iracy Baltar que destacou a importância desta unidade para os montanhenses: “Esse é um momento histórico para saúde do Espírito Santo e do nosso município.”

A secretária de saúde, Leila, reforçou: “As pessoas poderão ser atendidas mais próximas da sua residência, sem enfrentar estrada todos os dias para Vitória. Isso é fabuloso, é fantástico! A gente espera por isso há muitos anos.”

Estão previstas a oferta de até 244 mil procedimentos por ano. Apenas na unidade da Região Norte. Na prática, para ser atendido na rede cuidar, o paciente deve primeiro procurar uma unidade de saúde do município. De lá, vai ser encaminhado, de acordo com cada necessidade, para o sistema. São 46 profissionais que vão atuar no local, que conta com mais de 20 exames especializados.

Ainda não existem comentários.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios (*).

Powered by themekiller.com