Cinco regiões do Espírito Santo vão contar com um novo modelo de atendimento à saúde. A proposta é evitar o deslocamento dos pacientes do interior para a Grande Vitória. A primeira unidade foi implantada no município de Nova Venécia, no noroeste do Estado. Mais de R$ 5 milhões foram investidos para a implantação desta primeira rede.

Cerca de 51 mil moradores da região e de mais 13 cidades no entorno, incluindo Montanha, passam a contar com a Rede Cuidar. A proposta é de reorganizar todo o sistema de saúde pública do Espírito Santo, evitando o deslocamento de pacientes do interior para a Grande Vitória, centralizando todos os procedimentos médicos numa região e em um só espaço.

Estão previstas as implantações de mais quatro unidades do novo sistema em outras regiões do Estado. Cada uma vai funcionar numa cidade e também vão atender cidades vizinhas. Os próximos locais a receberem a unidade são Santa Teresa, Linhares, Guaçui e Domingos Martins.

A inauguração em Nova Venécia aconteceu na manhã da última sexta-feira (15), e contou com a presença da população, de médicos e autoridades das esferas municipal e estadual, incluindo a prefeita Iracy Baltar que destacou a importância desta unidade para os montanhenses: “Esse é um momento histórico para saúde do Espírito Santo e do nosso município.”

A secretária de saúde, Leila, reforçou: “As pessoas poderão ser atendidas mais próximas da sua residência, sem enfrentar estrada todos os dias para Vitória. Isso é fabuloso, é fantástico! A gente espera por isso há muitos anos.”

Estão previstas a oferta de até 244 mil procedimentos por ano. Apenas na unidade da Região Norte. Na prática, para ser atendido na rede cuidar, o paciente deve primeiro procurar uma unidade de saúde do município. De lá, vai ser encaminhado, de acordo com cada necessidade, para o sistema. São 46 profissionais que vão atuar no local, que conta com mais de 20 exames especializados.