O Festival Gastronômico da Carne de Sol, evento que já faz parte do calendário oficial de Montanha/ES, acontece — de 16 de junho a 08 de julho —, em novo formato. A Carne de Sol é prato típico da cidade, conhecido internacionalmente, que aguarda (em tramitação) o selo de Indicação Geográfica (IG), fornecido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

Quando se fala em carne de sol, é quase impossível não se lembrar de Montanha. Não é a toa que este município, localizado no extremo norte, quase na divisa com o estado de Minas Gerais, é conhecido como “a terra capixaba da carne de sol”, condição favorecida por possuir um dos maiores rebanhos bovinos do Estado do Espírito Santo.

Durante o festival, a cidade fica em festa, e os finais de semana bastante movimentados. A expectativa é receber muitas pessoas, nos bares e restaurantes, ao longo dos 20 dias de evento. Os estabelecimentos participantes incluirão o prato participante no seu cardápio, dentro de uma faixa de preço promocional que vai de R$9,90 a R$29,90. As porções são individuas, para duas, três e até mesmo quatro pessoas.

Uma enorme variação de pratos, para todos os gostos, promete conquistar a torcida de muita gente: o famoso churrasco de carne de sol ganhou variações como a Fraldinha de Sol recheada com mussarela, um Purê de Carne de Sol na moranga, e uma Coxinha de Carne de Sol, dos deuses.

A votação será através de voto popular via internet, na página oficial do evento no Facebook. (http://facebook.com/festivalcarnedesol) Serão premiados: o melhor prato por voto popular e o melhor prato por avaliação técnica, feita por um chef de cozinha convidado. Os vencedores terão oportunidade de apresentar seus pratos na Tenda Gastronômica, montada no parque de eventos, no sábado, dia 08 de julho, no Festival de Forró e Carne de Sol de Montanha.

Os convites para a tenda serão comercializados nos estabelecimentos participantes, adquirindo o convite por R$40, você ganha um lindo prato de louça personalizado e lhe dá direito a degustar os pratos vencedores do festival, além de passar uma tarde agradável ao som do tradicional forró pé de serra que é a marca da cidade.

O Festival Gastronômico da Carne de Sol de Montanha tem o apoio da Prefeitura Municipal e patrocínio da Frisa e do Laticínios Damare.

Serviço:

FESTIVAL GASTRONÔMICO DA CARNE DE SOL

16 de junho a 08 de julho

Nos bares e restaurantes da cidade

Preços: R$ 9,90 a R$29,90

www.montanha.es.gov.br | www.facebook.com/festivalcarnedesol

Recanto Restaurante

Fraldinha de Sol recheada

Cortes de Fraldinha Frisa® no espeto recheada com mussarela Damare®, farofa e vinagrete

Valor: R$29,90 (serve 2 pessoas)

Aberto para almoço todos os dias das 11h às 14h – De Terça a Domingo das 18h às 01h

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 615 – Centro – Montanha/ES

Reservas: (27) 3754-1015 / 99927-0472

Montanha Grill

Arrumadinho de Carne de Sol

Feijão fradinho com bacon, Alcatra FRISA® frita na manteiga Damare® e vinagrete

Valor: R$29,90 (serve 2 pessoas)

Aberto: Segunda a Sábado das 11h às 14h

Endereço: Av. Antônio Paulino, 986 – Centro – Montanha/ES (em cima da Panificadora Wagna)

Reservas: (27) 3754-1345 / 99690-3045

Kitutes da Vanda

Batata Recheada de Carne de Sol

Deliciosa batata recheada com Alcatra FRISA®, mussarela e requeijão cremoso Damare®

Valor: R$19,90 (serve 1 pessoa)

Aberto: Segunda a Sábado das 19h às 23h

Endereço: Av. Nanuque, 43 – Loft Montanha Palace Hotel – Centro – Montanha/ES

Reservas: (27) 99727-0610

Bate Papo

Carne de Sol na Moranga

Purê de Coxão mole FRISA® com requeijão cremoso Damare®, servidos na moranga com cobertura de mussarela Damare®

Valor: R$29,90 (serve 3 pessoas)

Aberto: Terça a Sábado das 18h às 23h

Endereço: Rua Nossa Senhora Aparecida, 365 – Bairro Alcebíades – Montanha/ES (Próximo ao Posto 3D)

Reservas: (27) 99952-8086

Na Fazenda

Bolinho de Carne de sol com creme de requeijão

Bolinhos de aipim com recheio de Alcatra FRISA® e mussarela Damare®, servidos com molho de requeijão cremoso Damare®

Valor: R$29,90 (serve 4 pessoas)

Aberto: Terça a Domingo das 18h às 0h

Endereço: Rua José Hilário Ávila, Centro – Montanha/ES

Reservas: (27) 99908-1416

Vivi’s Receitas

Empadão de Carne de Sol

Empadão recheado com Alcatra FRISA® e requeijão cremoso Damare®

Valor: R$22,90 (serve 4 pessoas)

Aberto: Sexta e Sábado das 18h às 22h – Domingo das 12h às 18h.

Endereço: Rua Peroba, 244 – Bairro Amazonas – Montanha/ES (próximo à rotatória)

Reservas e Encomendas: (27) 99500-6473

HB Lanches

Risole de Carne de Sol